Eu tenho mais um tanto de resenhas para fazer e esta semana nem postei o Por onde andei, mas sexta é sexta e pede post curtinho, então vou falar de dois lugares que visitei em Paris.

DSCN4763

Essa é a livraria Shakespeare and Company, que aparece nos filmes Antes do Anoitecer e também em Meia Noite em Paris. Este último já apareceu aqui, enfim.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A livraria original ficava perto dos Jardins de Luxemburgo mas fechou na ocupação nazista, em 1940. Essa aí fica perto da Notre Dame, e tem esse nome desde 1964, como homenagem à original, que ficou famosa por se tornar o centro da cultura literária inglesa/americana e do modernismo em Paris. Ernest Hemingway, Ezra Pound, F. Scott Fitzgerald, Gertrude Stein, George Antheil e Man Ray passavam muito tempo na loja. James Joyce a apelidou de “Stratford-on-Odéon” numa referência à cidade natal do escritor Willian Shakespeare, Stratford-upon-Avon. Seus livros eram considerados de alta qualidade e refletiam o gosto pessoal da proprietária Sylvia Beach.

Coloquei algumas fotos a mais, para mostrar a beleza e delicadeza da região. Não pude entrar, mas curti um bom final de tarde ali. 🙂

E agora uma das locações do filme Como eu era antes de você – e já falei do livro aqui.

DSCN4616

Para quem não leu o livro e não assistiu o filme, agora vem SPOILER de verdade! Do final do livro! hahahahaha

Quem leu sabe que Will manda uma carta para Louise pedindo para ela ir a um determinado café em Paris, e também para comprar um perfume em uma certa perfumaria. Então, no filme, é nesta praça, na região mais antiga de Paris, que foi filmada a cena em que Louise aparece lendo a carta e depois seguindo até a perfumaria.

O lugar é uma pequena praça – Place Dauphine – em formato triangular, na Ile de la Cité, a ilha da Notre Dame, só que do lado oposto à igreja, ou seja, um lugar em que se vê pouco turista.

O dia em que fui estava chovendo ainda por cima, e me recusei a tirar a foto clássica da perspectiva do triangulo – faz uma busca no Google que você vai entender. É praticamente a única foto que aparece. Mas é linda, mesmo molhada!

Abaixo, algumas fotos que tirei de lá! Amor resume, neh amores! 🙂

Este slideshow necessita de JavaScript.