Vou confessar que ando meio lenta em minhas leituras mas, ao fazer minhas pesquisas básicas nos sites das editoras, me interessei por este livro e já coloquei na lista de desejados.

mulheres do brasil

O livro foi lançado recentemente pela Editora Leya, e abaixo segue a sinopse:

Mulheres do Brasil – A história não contada resgata a história de mais de 200 mulheres das mais variadas épocas que tiveram suas biografias alteradas, deturpadas ou que simplesmente sequer apareceram nos registros convencionais. Depois de desmistificar as figuras dos imperadores d. Pedro I e d. Leopoldina, o escritor e pesquisador Paulo Rezzutti se dedica a mulheres conhecidas ou ignoradas pela história do Brasil: das guerreiras às vilãs, das mulheres do poder a artistas. Também ilumina trajetórias pouco conhecidas de indígenas e negras escravizadase avança até os dias atuais

O livro chega num momento em que a discussão sobre o papel da mulher na sociedade e o interesse por grandes figuras femininas se intensifica, surpreendendo o leitor ao reapresentar acontecimentos da história do Brasil com essas personagens finalmente reinseridas nos papeis de destaque que lhes foram negados pela narrativa oficial.

“O que me animou a abraçar este projeto foi o fato de já ter me debruçado antes sobre a trajetória de mulheres brasileiras em relação às quais os mitos e estereótipos eram, e ainda são, repetidos mais que suas histórias completas e tridimensionais. Escrever a biografia de d. Pedro I foi um passeio em arquivos públicos e particulares, desbastando e selecionando o material, respeitando o recorte estipulado da biografia, do que eu queria elucidar sobre ele. Já ao escrever sobre as mulheres, a documentação, muitas vezes exígua, precisou ser espremida para que se pudesse entrever a pessoa de carne e osso que existiu e não o ser idealizado que a história criou”, afirma o autor.

Entre as mulheres abordadas está Marielle Franco, vereadora carioca assassinada em março de 2018 por “ousar” não ser invisível. Marielle, mais presente do que nunca, não será apagada – como tantas outras mulheres ainda o são diariamente. Pois o objetivo maior de Mulheres do Brasil – A história não contada é dar voz a ela e a tantas outras figuras femininas do passado e do presente para que, juntos, homens e mulheres possam escrever um futuro mais justo e igualitário.”

Apenas quero! Faço aniversário em agosto, a quem possa interessar! hahahaha

Anúncios