Fidel Castro

Editora Presença

O livro relata o discurso de auto-defesa de Fidel Castro no dia 16 de outubro de 1953, ao longo do processo executado na cidade de Santiago de Cuba contra os acusados da tentativa de assalto da Moncada, fortaleza militar do regime do ditador Batista, onde se encontravam a maioria das reservas de armamentos da região.

Castro foi o organizador dos protestos contra o ditador Fulgêncio Batista, o qual chegou ao poder através de um golpe militar apoiado pelos Estados Unidos, que dominavam a economia do país na época.

Esse livro virou um dos textos fundamentais da Revolução Cubana.

“A História me Absolverá” é um documento histórico e, ao mesmo tempo, um ato de denúncia das barbaridades do regime de Batista, uma autodefesa. Além disso, é uma acusação duríssima contra qualquer ditadura e contra todas as injustiças.

O discurso de Fidel é uma viagem real através da lógica e do sentido da politica e justiça humana e social. Representa também uma ideia de ética universal adaptável a qualquer sociedade existente.

Pessoalmente, esse livro representa uma filosofia de vida, declarada convenientemente utópica pelos conservadores, mas totalmente executável e real para quem acredita na possibilidade de mudar os sistemas e no sentido de justiça.

Mattia Bond

Anúncios