Se Eu Ficar

Gayle Forman

Tradução: Amanda Moura

Editora Novo conceito

Ribeirão Preto/SP – 2014

Para Onde Ela Foi

Gayle Forman

Tradução: Santiago Nazarian

Editora Novo conceito

Ribeirão Preto/SP – 2014

seeuficar

Então, este aí já o tem o filme no Netflix, então posso falar mais abertamente, certo?

Bom, só li o livro porque fiquei muito curiosa após assistir o filme. Eu sei, tenho um problema… rs

Mas vou falar, raramente um filme traduz toda a magia do livro, e este consegue. Talvez porque a história é simples e delicada. Talvez.

Claro que várias nuances e sutilezas do livro não aparecem de forma exata no filme, porque livro é livro e pronto. Mas o filme cumpre bem o seu propósito.

Vamos ao livro: no primeiro, temos a menina sofrendo um acidente grave, e entrando em coma. Em paralelo temos a história dela e seu amor pela música e pelo violoncelo, assim como a paixão pelo namorado.

Mia é a típica adolescente, tímida, insegura, tentando ser decidida, e amorosa. Tem alguns poucos amigos, se apaixona, e se sente um et no meio de sua família maluca. Mas vai vivendo, fazendo escolhas erradas, outras corretas. O grande lance é que, enquanto ela vai fazendo escolhas, sabemos que ela está em coma e pode escolher morrer, ou ficar. Apenas.

E temos Adam, o namorado descolado, músico, guitarrista, sonho de toda adolescente com um pingo de inteligencia na cabeça. 😀

Obviamente, o romance é a espinha dorsal da história, juntamente com a família de Mia. E é claro que é o Adam quem define a história e traz Mia de volta do coma.

Já o segundo livro é todo sobre o menino apaixonado e apaixonante que se perde após o afastamento de Mia.

A história do segundo livro começa três anos após o acidente. Ou seja, Mia já se recuperou totalmente e seguiu adiante. Sem Adam.

Ele também seguiu em frente, só que não. E aí sim, temos uma história das mais românticas, digna de filme mesmo.

Aliás, se o primeiro eu encarei como livro mesmo apesar de já ter assistido o filme, o segundo, li como se fosse filme. Porque tem todo esquema.

Super recomendo para os românticos de plantão porque é isso que estes livros são: adolescentes e românticos demais. ❤ 😉

Anúncios